A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal Liberdade, pondo fim a um longo período de Ditadura fascista de 49 anos. Após 1976 houve retrocessos graves no processo desta revolução, patrocinada por partidos reaccionários de direita tendo como aliados algumas famílias Fascistas. Portugal foi caminhando o trilho de uma sociedade capitalista, geradora de profundas injustiças sociais.



Neste blog iremos denunciar os sistemáticos atentados que todos os dias ocorrem às Liberdades, Direitos e Garantias que herdámos de homens e mulheres que lutaram para que fosse possível o maior acontecimento histórico do século xx em Portugal.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Familias sofrem à porta do Centro de Saúde de Lordelo

 Todas as quintas-feiras o ritual repete-se. Dezenas de utentes da cidade de Lordelo, no concelho de Paredes, passam a noite em frente à porta do centro de saúde para conseguir marcar uma consulta para a semana seguinte. As primeiras pessoas sem médico de família chegam pouco após as 23h00 e, às 4h30 da madrugada, já estão ocupadas mais de 20 das 40 vagas anunciadas numa folha de papel afixada no vidro. Perante a necessidade dos utentes, há quem passe a noite ao relento para, pela manhã, vender a sua vaga a cinco euros, mas quem não tem dinheiro para desperdiçar é obrigado a enfrentar o frio da madrugada e, a seguir, trabalhar mais de oito horas numa serração.
Os mais azarados podem ainda ver uma espera de nove horas resultar… em nada. Basta que o médico falte no dia para o qual a consulta seja marcada. Nestes casos, o ritual repete-se na quinta-feira seguinte. 
   
"filhos de Abril": Esta verdade triste em Lordelo é o resultado de um abandono das politicas de melhoria dos serviços públicos de saúde beneficiando desta forma o serviço privado de saúde, tais como; Consultórios Privados; Clínicas Privadas; Hospitais Privados (Misericórdias).

Alerta:
 Grande negócio à custa de um bem consagrado na constituição que  partidos tão Democráticos (PS; PSD; CDS), não estão isentos de culpa. 

Cuidados de saúde de qualidade só para os ricos ou então acampa à porta do teu Centro de Saúde que podes ter a sorte de ser atendido e não morrer de uma doença curável !