A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal Liberdade, pondo fim a um longo período de Ditadura fascista de 49 anos. Após 1976 houve retrocessos graves no processo desta revolução, patrocinada por partidos reaccionários de direita tendo como aliados algumas famílias Fascistas. Portugal foi caminhando o trilho de uma sociedade capitalista, geradora de profundas injustiças sociais.



Neste blog iremos denunciar os sistemáticos atentados que todos os dias ocorrem às Liberdades, Direitos e Garantias que herdámos de homens e mulheres que lutaram para que fosse possível o maior acontecimento histórico do século xx em Portugal.



segunda-feira, 1 de março de 2010

DA LEITURA DOS JORNAIS -1

Título
Desemprego no Vale do Sousa chegou de Espanha em 2009” Carla Soares (em DN de 28-2-2010)

A Frase
O Vale do Sousa é a região do Porto com os maiores aumentos de desemprego em 2009. Com o colapso do mercado espanhol, muitos trabalhadores tiveram de regressar. E houve despedimentos nas empresas dependentes das exportações para o país vizinho.

Os números
 Crescimento do desemprego entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010
 - no Distrito do Porto – 25,3%
- em Paços de Ferreira – 53,4%
- em Lousada – 49,7%
- em Paredes – 39,7%
-em Gaia -29,6%
- no Concelho do Porto – 17,7%

As razões do desemprego crescente no Vale do Sousa
- a crise espanhola e a diminuição da emigração de operários da construção civil
- o fecho de empresas
- o desaparecimento do mercado interno do mobiliário

Conclusão
Ao contrário do “olhar refrescado” sobre o desemprego da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social Helena André, a realidade impõe um “olhar preocupado e comprometido”