A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal Liberdade, pondo fim a um longo período de Ditadura fascista de 49 anos. Após 1976 houve retrocessos graves no processo desta revolução, patrocinada por partidos reaccionários de direita tendo como aliados algumas famílias Fascistas. Portugal foi caminhando o trilho de uma sociedade capitalista, geradora de profundas injustiças sociais.



Neste blog iremos denunciar os sistemáticos atentados que todos os dias ocorrem às Liberdades, Direitos e Garantias que herdámos de homens e mulheres que lutaram para que fosse possível o maior acontecimento histórico do século xx em Portugal.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MUSS - Comunicado à Imprensa sobre Circular Normativa Nº 22/201/GJ

Comunicado à Imprensa


C/C: Presidente Republica
Primeiro Ministro
Forças Politicas AR

Assistimos com curiosidade à aparição da Circular Normativa Nº 22/201/GJ e a sua aplicação no dia seguinte.

Em causa está a aquisição de próteses, óculos, armações, lentes e calçado ortopédico, serviços de estomatologia, tratamentos termais e o transporte não urgente de doentes, serviços que, no seu conjunto, custaram cerca de 38 milhões de euros em 2010.

Para o MUSS É FUNDAMENTAL SABER: Se nos consideramos saudáveis; com que frequência recorremos aos Centros de Saúde e/ou Unidades Hospitalares; se temos médico de família; a que distância nos encontramos de uma Unidade de Saúde; que tipo de transporte é utilizado entre o domicílio e a Unidade de Saúde; se temos ou não dificuldades financeiras para aceder a cuidados de saúde...

Os resultados são importantes para a definição das estratégias económicas e sociais (enquadradas pelas diferentes opções políticas).

Agora o Governo de Portugal impõem mais uma medida drástica, começamos a acreditar que o resultado final poderá levar à aniquilação dos menos favorecidos, dizimando quem não tem poder financeiro para ter acesso ao que está plasmado na Constituição da Republica Portuguesa.

Em tempos de Crise parece que o Governo continua a retirar as poucas migalhas que restam aos Portugueses. Em contrapartida nada indica que o despesismo dos vários Governos diminua.

A Equipa do MUSS
Gaia 1 e Espinho / Gaia 2