A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal Liberdade, pondo fim a um longo período de Ditadura fascista de 49 anos. Após 1976 houve retrocessos graves no processo desta revolução, patrocinada por partidos reaccionários de direita tendo como aliados algumas famílias Fascistas. Portugal foi caminhando o trilho de uma sociedade capitalista, geradora de profundas injustiças sociais.



Neste blog iremos denunciar os sistemáticos atentados que todos os dias ocorrem às Liberdades, Direitos e Garantias que herdámos de homens e mulheres que lutaram para que fosse possível o maior acontecimento histórico do século xx em Portugal.



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Rio Mau, Canelas, Abragão, Boelhe, Eja, Capela, Recezinhos… fortemente penalizadas no acesso aos cuidados de saúde e de enfermagem


EM MAUS LENÇÓIS

Já é oficial. Na linha da redução das funções sociais do Estado, muito apregoada pelo GOVERNO DE DIREITA/ FMI, as autoridades competentes reduziram o funcionamento do SASU nos concelhos de Paredes e Penafiel . 

ASSIM O SASU, QUE FUNCIONAVA EM PAREDES E PENAFIEL (ULTIMAMENTE COM REDUÇÃO DE HORÁRIO EM CADA LOCAL EM RELAÇÃO AO TRADICIONAL) REDUZ-SE A PAREDES, COM FUNCIONAMENTO DAS 9 H ÁS 20 H EM SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS.

As equipas médicas são de 3 elementos por turno com 2 turnos (9 ás 14h30 e 14h30 ás 20h).

NÃO SE SABE QUANTOS ENFERMEIROS E SECRETÁRIOS CLINICOS SÃO ADSTRITOS AO SASU.

Constata-se claramente que Penafiel fica a perder com a reorganização com as populações das freguesias rurais distantes (Rio Mau, Canelas, Abragão, Boelhe, Eja, Capela, Recezinhos…) fortemente penalizadas no acesso aos cuidados de saúde e de enfermagem nesses dias.

Trata-se de um rude golpe na estratégia eleitoral autárquica do PSD e do CDS, que certamente serão penalizados pelo abandono dos interesses de milhares de eleitores, já fortemente causticados pelas politicas de austeridade cega.

CR