A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal Liberdade, pondo fim a um longo período de Ditadura fascista de 49 anos. Após 1976 houve retrocessos graves no processo desta revolução, patrocinada por partidos reaccionários de direita tendo como aliados algumas famílias Fascistas. Portugal foi caminhando o trilho de uma sociedade capitalista, geradora de profundas injustiças sociais.



Neste blog iremos denunciar os sistemáticos atentados que todos os dias ocorrem às Liberdades, Direitos e Garantias que herdámos de homens e mulheres que lutaram para que fosse possível o maior acontecimento histórico do século xx em Portugal.



terça-feira, 25 de março de 2014

COMUNICADO DOS COMUNISTAS DE PENAFIEL - EXTENSÃO SAÚDE DE GALEGOS/Penafiel

NÃO FECHARÃO A EXTENSÃO DE SAÚDE DE GALEGOS

1.º A presença de médico nesta unidade tem sido irregular, não por culpa dos médicos, mas com o claro objectivo de fazer com que as populações de Galegos e de Rans se inscrevam noutras unidades de saúde e assim, alegando a “pouca procura” e baseando-se em critérios meramente economicistas, justificarem o possível encerramento que este governo pretende executar.

2.º A qualidade das instalações e dos serviços prestados é de louvar e o que é necessário será garantir a colocação de mais recursos humanos para travar a transferência para outras unidades.

3.º A estratégia do governo PSD/CDS-PP é preparar o caminho para a privatização deste importante serviço público protegido pela nossa Constituição e sucessivamente atropelada pelo Presidente da república Cavaco Silva.

4.º Nem todas as famílias destas freguesias têm transporte próprio e o custo de uma ida á cidade e vir são de cerca de 4 euros. Para além disto é notório a falta de carreiras com a regularidade necessária para deslocações para Paço de Sousa ou Penafiel.

5.º A carência económica de muitas famílias que se encontram no limiar da pobreza devido á política de direita que nos tem governado é uma evidência e este povo tem de estar protegido do roubo do direito de acesso á saúde.

O Partido Comunista Português questionou o Ministério da Saúde sobre a intenção de fechar esta unidade de saúde. Faremos tudo o que nos for possível para defender as populações de Rans e Galegos e lutaremos para que se mantenha em funcionamento. Mas o papel do povo para a defesa dos serviços públicos de qualidade e proximidade é fundamental. O PCP apela á união das populações para travar este possível encerramento, que não aceitem mais transferências para outras unidades de Saúde e voltem a inscrever-se cá e que adiram ao abaixo-assinado promovido pelos utentes.

Março de 2014

A Comissão Concelhia de Penafiel do Partido Comunista Português