A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal Liberdade, pondo fim a um longo período de Ditadura fascista de 49 anos. Após 1976 houve retrocessos graves no processo desta revolução, patrocinada por partidos reaccionários de direita tendo como aliados algumas famílias Fascistas. Portugal foi caminhando o trilho de uma sociedade capitalista, geradora de profundas injustiças sociais.



Neste blog iremos denunciar os sistemáticos atentados que todos os dias ocorrem às Liberdades, Direitos e Garantias que herdámos de homens e mulheres que lutaram para que fosse possível o maior acontecimento histórico do século xx em Portugal.



domingo, 23 de março de 2014

População do Marco Canaveses e Amarante - Imediata abertura da Linha do Tâmega


Existem lutas que muitos políticos gostavam que o povo as esquecesse , o povo do Marco de Canaveses e Amarante não esquece aquilo que lhes foi roubado , a Linha ferroviária do Tâmega. Actualmente o movimento popular volta a ganhar forma e nós os Filhos de Abril voltaremos apoiar as populações nesta sua vontade de recuperar o que lhes foi roubado um dia. 
Durante quase um século a linha de caminho-de-ferro do Tâmega serviu as populações de Marco de Canaveses e Amarante

Em Março de 2009 dá-se o encerramento, supostamente temporário, da Linha do Tâmega, para se proceder à sua requalificação. Decisão na altura fundamentada pela antiguidade da linha e necessidade de obras. Nunca, em altura alguma, foi posta em causa a importância que aquela via tinha para uma região onde faltam serviços públicos fundamentais, e onde escasseiam alternativas de transportes, nem as potencialidades que o caminho-de-ferro tem para dinamizar o seu desenvolvimento.
Apesar disso, o actual Governo decidiu encerrar definitivamente a Linha do Tâmega no início do ano 2012.

Filhos de Abril, conhece bem este assunto e a realidade destas populações , acompanhou de perto  o Movimento de Utentes da Linha do Tâmega nas várias acções de luta realizadas sozinha ou em conjunto com o sindicato dos ferroviários afecto a CGTP  e seria injusto esquecer a Junta de Freguesia de Tortuosa e a Força politica que a representava (CDU) proporcionaram, manifestações locais , no Porto , Lisboa

Sem duvida  que os Governantes Nacionais e Municipais traíram o povo, contudo as forças vivas vão continuar a lutar contra este roubo no qual teve transtornos e alterações na vida de centenas de pessoas incluindo crianças e Idosos que usava a automotora para ir para escola ou a cuidados médicos em Amarante  no tempo e no aumento de custos. 


Facebook de apoio aos resistentes pela abertura imediata da linha do Tâmega: https://www.facebook.com/pages/Vamos-reabrir-a-linha-do-tamega/1423580841220607

No ano que faz 40 anos do 25 Abril
A luta continua!